Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Última atualização: 11 de dezembro de 2020

O que é o Pickup & Ride?

A Pick up & Ride é uma aplicação móvel de mobilidade urbana que visa facilitar a sua vida no momento de ir buscar a sua criança ou jovem à escola.

A aplicação permite agendar os encontros, definindo a hora e o local, e informa os intervenientes sobre a sua localização, os tempos estimados de viagem e sobre possíveis atrasos ou reajustes ao encontro agendado.

Quais as funcionalidades da aplicação?

A aplicação tem duas funcionalidades disponíveis:

  1. Pick up & Ride Guardião – Escola: Para os guardiães que vão buscar crianças pequenas ou sem telemóvel à escola, a comunicação faz-se entre o guardião e o funcionário que está à porta da escola. Neste caso, o funcionário recebe informação sobre a chegada do guardião e prepara a criança para a encaminhar de forma rápida e segura até à viatura.
  2. Pick up & Ride Guardião – Aluno: Para os guardiães que vão buscar jovens com telemóvel e com maior autonomia à escola, a comunicação faz-se diretamente entre o guardião e o jovem, e a aplicação agiliza o encontro de acordo com as indicações do evento agendado.

Quanto custa utilizar o Pick up & Ride?

O uso da aplicação é gratuito.

Quem é o Guardião?

Guardião é o nome dado às pessoas que vão buscar a criança ou jovem à escola. No caso da funcionalidade Pick up & Ride Guardião – Escola, o Guardião é a pessoa a quem a escola está autorizada a entregar a criança: podem ser pais, avós ou outra figura de ligação.

Necessito criar conta para utilizar o aplicativo?

Sim. Para utilizar a aplicação é necessário criar uma conta para o Guardião e para a Criança. A conta da Criança é criada pelo Guardião.

Como criar uma conta para a criança?

No menu lateral, o Guardião seleciona o botão “Crianças”, seguido do botão “+”, e escolhe a opção “Aluno” ou “Escola”, de acordo com as funcionalidades da aplicação:

  • Opção “Aluno” – Para crianças com telemóvel e com maior autonomia, em que se pretende que os encontros sejam agendados diretamente com o jovem. Neste caso o guardião atribui à criança um email e password.
  • Opção “Escola” – Para crianças sem telemóvel ou com menor autonomia, em que se pretende que os encontros sejam agendados por intermédio da escola. Neste caso o guardião associa a criança a uma escola e preenche os dados solicitados.

É possível criar mais do que uma conta de Criança?

Sim. O Guardião pode criar o número de contas de Criança que entender, repetindo o procedimento indicado na questão “Como criar uma conta para a Criança?”.

Como é que a criança acede à aplicação?

O Guardião deve descarregar a aplicação Pick up & Ride para o telemóvel da Criança e esta acede à sua conta com as credenciais criadas pelo Guardião.

É possível associar mais do que um Guardião a uma Criança?

Sim, mas apenas o Guardião o pode fazer. No perfil da criança o Guardião associa outros guardiães clicando no botão “adicionar” no campo “Guardiães”. No caso da opção “Escola” os guardiães devem coincidir com a lista da escola de pessoas autorizadas a ir buscar a criança, de modo a respeitar os procedimentos de segurança da escola.

Como posso agendar uma viagem?

Pode agendar uma viagem a partir das seguintes formas:

  • no menu lateral, selecione o botão “Viagens” e escolha a opção “Aluno” ou “Escola”, seguido do botão “+”, e preencha os campos solicitados;
  • no ecrã inicial, selecione o botão “Adicionar viagens” e escolha a opção “Aluno” ou “Escola”, seguido do botão “+”, e preencha os campos solicitados. Se já tem viagens agendadas, no ecrã inicial vai aparecer o botão “Ver viagens”. Selecione esse botão, seguido do botão “+”, seguindo o mesmo procedimento.

Como proceder para iniciar uma viagem agendada?

No ecrã inicial, clique no botão “Ver viagens”, selecione a viagem pretendida e carregue em “Começar”. 

Tenho de ativar a localização do meu telemóvel?

Sim. Para usufruir do correto funcionamento da aplicação, deve ativar a localização do seu dispositivo móvel. A desativação deste serviço impede o reconhecimento da posição geográfica dos intervenientes, a estimativa dos tempos de viagem e o envio de algumas notificações relacionadas com estes parâmetros.

Como terminar uma viagem?

Na aproximação ao destino agendado, a aplicação pergunta-lhe se já se encontra com a criança. Se afirmativo, responde “Sim”, terminando desta forma a viagem. Pode em alternativa carregar em “Notificar” se pretender enviar uma notificação para a sua criança a informar que está a chegar.

Devo manter a aplicação ativa?

Sim. Para usufruir do correto funcionamento da aplicação, deve manter a aplicação ativa com o login efetuado. Isso vai permitir-lhe receber notificações sobre as viagens agendadas ou a agendar pelo Guardião e pela Criança.

A aplicação Pick up & Ride serve apenas para encontros na escola?

Não. A funcionalidade Pick up & Ride Guardião – Aluno pode também ser utilizada noutros contextos, como por exemplo ir buscar a sua criança ao treino, cinema ou outras atividades.

O que é o Pickup & Ride – GFA?

A aplicação Pick up & Ride – GFA visa suportar o modo de funcionamento da aplicação para os Guardiães que vão buscar crianças pequenas ou sem telemóvel à escola. Através da aplicação, o funcionário da escola recebe informação sobre a chegada do Guardião e prepara a Criança para a encaminhar de forma rápida e segura até à viatura.

A escola necessita de criar conta para utilizar o aplicativo?

Por questões de segurança, a conta da escola é uma conta pré-definida pelo administrador da aplicação, com um único acesso. Para aceder a essa conta a escola tem de solicitar a abertura de conta.

Como é que a escola faz a associação entre a Criança e o Guardião?

Quando o Guardião inicia viagem, o funcionário da escola recebe informação sobre a identificação da Criança, ano e turma e do Guardião que a vai buscar à escola.

Como funcionam os encontros?

O Guardião agenda uma viagem para ir buscar a sua criança à escola. Quando o guardião inicia viagem, o funcionário da escola recebe informação sobre o tempo estimado chegada do guardião, bem como a sua localização no mapa quando entra na área envolvente à escola, e prepara a criança para a encaminhar de forma rápida e segura até à viatura.

É seguro entregar a criança ao Guardião que a vem buscar à escola?

A aplicação faz a identificação da pessoa que vai buscar a criança à escola. Por motivos de segurança, é recomendado o cruzamento dessa informação com os procedimentos internos da escola de identificação das pessoas autorizadas a fazê-lo.


Frequently Asked Questions

Last Update: december 11 of 2020

What is Pick up & Ride?

Pick up & Ride is a mobile app for urban mobility and intended to make your life easier when fetching your child from school.

The app allows to schedule meetings, defining time and place, and informs the persons involved as to the location, estimated time of trip and any possible delay or readjustment of the scheduled meeting.

What are the app’s functionalities?

The app has two functionalities:

  • Pick up & Ride Guardian – School: For Guardians fetching small children or that do not have a mobile phone, from school. Communication takes place between the Guardian and the school employee at the school gate. In this case, the employee receives information on the Guardian’s arrival and gets the child ready to be sent safely and quickly to the car.
  • Pick up & Ride Guardian – Student: For Guardians fetching older and more autonomous children from school. Communication takes place directly between the Guardian and the Child, and the app serves to streamline the meeting according to the indications of the scheduled occurrence.

How much does it cost to use the Pick up & Ride app?

Use of the app is free of charge.

Who is the Guardian?

Guardian is the name given to the person that fetches the Child (young or older) from school. In the case of the Pick up & Ride Guardian – School functionality, the Guardian is the person to whom the school is authorized to hand over the Child: may be a parent, grandparent, or other authorized person.

Do I need to have an account to use the app?

Yes. In order to use the app, both the Guardian’s and the Child’s account need to be created. The Child’s account is created by the Guardian.

How to create a Child’s account?

On the side menu, the Guardian selects the “Children” button, and then the “+” button, and chooses the “Student” or “School” option, according to the app’s functionality:

  • “Student” Option – For children that have a mobile phone and are more autonomous, allows for meetings to be scheduled directly with the Child. In this case, the Guardian provides the Child with an email address and password.
  • “School” Option – For children that do not have a mobile phone or are less autonomous, allows for meetings to be scheduled through the school. In this case, the Guardian links the Child to a school and provides the requested information.

Is it possible to create more than one Child account?

Yes. The Guardian may create the number of Child accounts as required, following the procedure indicated in the question “How to create a Child’s account?”.

How does the Child have access to the app?

The Guardian should download the Pick up & Ride app to the Child’s mobile phone. Using the credentials created by the Guardian, the Child will then have access to the account.

Is it possible to link more than one Guardian to a Child?

Yes, but only the Guardian can do it. In the Child’s profile, the Guardian links other guardians by pressing the “add” button in the “Guardians” field. In the case of the “School” option, the guardians must coincide with the school’s list of persons authorized to fetch the child, as to comply with the school’s safety procedures.

How can I schedule a trip?

You may schedule a trip by doing the following:

  • on the side menu, select the button “Trips” and choose the option “Student” or “School”, and then the “+” button, and provide the requested information;
  • on the home screen, select the button “Add trips” and choose the option “Student” or “School”, and then “+” button, and provide the requested information. If you already have trips scheduled, the button “See trips” will appear on the home screen. Select that button, and then the “+” button, and follow the same procedure.

How do I start a scheduled trip?

On the home screen, press the button “See trips”, choose the trip you wish to start, and press “Start”.

Do I have to turn on my mobile phone’s location?

Yes. In order to use the app correctly, you should turn on your mobile phone’s location. If your mobile phone’s location is off, the service will not be able to “read” the geographical position of the persons involved, the estimated time of the trip and some notifications will not be able to be sent regarding these parameters.

How to end a trip?

When approaching the scheduled destination, the application asks you if you are already with the child. If so, answer “Yes”, thus ending the trip. Alternatively, you can click on “Notify” if you want to send a notification to your child informing that you are arriving.

Should I keep the app active?

Yes. To use the app correctly, you should keep the app active and logged in. This will allow you to receive notifications on trips already scheduled or future trips scheduled by the Guardian and Child.

Does the Pick up & Ride app apply only to meetings at school?

No. The functionality Pick up & Ride Guardian – Student can also be used in other contexts, for example, when fetching your child from sports practice, movies, or other activity.

What is Pick up & Ride – School?

The Pick up & Ride – School app aims to support the app’s Pick up & Ride Guardian – School functionality. It is for Guardians that fetch small children or that do not have a mobile phone, from school. Through the app, an employee named by the school receives information on the Guardian’s arrival and gets the child ready to be sent safely and quickly to the car.

Do the schools need to create an account to use the app?

For safety reasons, the school’s account is an account pre-defined by the app’s administrator, with a single access. To have access to the account, the school will request that an account be created.

How should the meetings work?

The Guardian schedules a trip to go and fetch the child from school. When the Guardian starts the trip, the school employee receives information on the estimated time of the Guardian’s arrival, as well as the Guardian’s location on the map when entering the area surrounding the school and gets the child ready to be sent safely and quickly to the car.

How do the schools link the Child to the Guardian?

When the Guardian starts the trip, the school employee receives information on the Child’s identity, school year and class, and also on the Guardian fetching the Child from school.

Is it safe to hand over the Child to the Guardian who is fetching the Child from school?

The app “reads” the identity of the person fetching the Child from school. It is highly recommended to cross-check that information, through internal school procedures, to confirm its identify with the authorized person(s) allowed to fetch the Child.